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  • 18
  • JAN
  • 2016

Vendas de imóveis apresentam bons resultados em novembro de 2015

 Mesmo tendo sido melhor em relação a outubro do mesmo ano, a comercialização de imóveis novos não superou o volume registrado em novembro de 2014.

A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada mensalmente pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), identificou, em novembro de 2015, a venda de 2.473 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo - uma variação positiva de 122,4% em relação aos 1.112 imóveis comercializados em outubro do mesmo ano. Porém, a comparação com as 2.987 residências vendidas em novembro de 2014 leva à redução de 17,2%. Até o momento, novembro foi o segundo melhor mês de 2015 em vendas, ficando atrás de junho, com suas 2.588 unidades novas vendidas.

De janeiro a novembro de 2015, foram comercializados 17.283 imóveis novos, resultado 5,7% inferior ao mesmo período de 2014, quando o mesmo período totalizou 18.324 unidades vendidas. Esse foi o pior acumulado registrado desde 2004, quando mudou a metodologia da pesquisa. "A conjunção de fatores econômicos e institucionais vem influenciando negativamente o mercado imobiliário desde 2014. Essa situação somente será amenizada se houver clara intenção do governo de recolocar a economia nos eixos, possibilitando a volta da confiança e dos investimentos", avalia Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP.

Tipologia - Os imóveis de 2 dormitórios continuaram liderando as vendas, com representação de 45,5% (1.125 unidades) do total comercializado em novembro de 2015, seguidos pelos imóveis de 1 dormitório, com 33,6% (830 unidades), de 3 dormitórios, com 18,2% (450 unidades), e de 4 ou mais dormitórios, com 2,7% (68 unidades).
As unidades de 1 dormitório destacaram-se em novembro, porque atingiram a maior quantidade de vendas dessa tipologia em 2015 (830).
O VGV (Valor Global de Vendas) foi de R$ 1,3 bilhão, volume 107,2% superior ao de outubro de 2015, mês em que foram comercializados R$ 619,2 milhões; e 23,1% inferior a novembro de 2014 (R$ 1,7 bilhão) - ambos os valores atualizados pelo INCC-DI de novembro de 2015.

O indicador VSO (Vendas sobre Oferta), que apura a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas, foi de 8,3% em novembro, superior ao do mês anterior (4,0%). O melhor desempenho de vendas permaneceu com os imóveis de 2 dormitórios, cujo VSO foi de 10,1%, seguidos pelos de 1 dormitório (8,7%), de 3 dormitórios (6,4%) e de 4 ou mais dormitórios (3,4%).

O VSO de 12 meses passou de 41%, em outubro de 2015, para 41,2% em novembro do mesmo ano. Comparado aos 42,2% de novembro de 2014, houve uma pequena retração.

Lançamentos - De acordo com dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), novembro foi o mês com mais lançamentos em 2015. Foram lançadas 3.446 unidades residenciais na cidade de São Paulo, volume 94,8% superior ao mês de outubro (1.769 unidades). Em relação ao mesmo mês de 2014, houve queda de 47,5%. Já o acumulado de janeiro a novembro de 2015 totalizou 18.510 unidades lançadas, volume 35% inferior ao mesmo período do ano anterior.
Com 1.511 unidades, imóveis de 2 dormitórios participaram com 43,8% do total lançado no mês, seguidos pelos de 1 dormitório, com 41,3% (1.423 unidades); de 3 dormitórios, com 11,9% (409 unidades); e de 4 ou mais dormitórios, com 3% (103 unidades).

Oferta - A cidade de São Paulo encerrou o mês de novembro de 2015 com 27.199 unidades disponíveis para venda. Esse volume está próximo da média anual de oferta, que é de aproximadamente 27 mil unidades.
Imóveis de 2 dormitórios têm a maior oferta, com 9.976 unidades. Os de 1 dormitório contam com 8.740 unidades ofertadas, já os de 3 dormitórios com 6.547 unidades e os 4 ou mais dormitórios com 1.936 unidades.

"A quantidade de unidades lançadas se aproximou da quantidade de vendas, trazendo equilíbrio para o volume de oferta", explica Emílio Kallas, vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP.

A oferta disponível é composta por imóveis na planta, em construção e prontos lançados nos últimos 36 meses (de dezembro/2012 a novembro/2015).

"O mês de novembro costuma apresentar bons resultados em relação aos meses anteriores, e em 2015 esse comportamento se repetiu, porque novembro foi o mês com a maior quantidade de lançamentos até o momento. As vendas só não superaram as do mês de junho", analisa Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Uma das explicações para as empresas aumentarem o número de lançamentos no final do ano é o interesse no pagamento do décimo terceiro, que amplia o poder de compra dos trabalhadores. "Além de as empresas de capital aberto, que têm de cumprir suas metas anuais", completa Petrucci.
Secovi-SP
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