notícias

  • 04
  • DEZ
  • 2015

Câmara de serviços imobiliários faz balanço dos temas tratados em 2015

 Com essa reunião encerramos o ano com trabalho alinhado e bons resultados", diz o coordenador da CBCSI

Em reunião realizada em 2 de dezembro, em Brasília, a Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) fechou o ciclo de debates do ano analisando dados nacionais do setor. A reunião foi conduzida pelo coordenador da Câmara, Pedro Wähmann, e repassou os principais temas tratados em 2015, como o contrato de corretor associado e os índices nacionais, que registraram aumento na oferta de aluguéis para locação e venda de imóveis em todo o País.

Os empresários integrantes da Câmara avaliaram os resultados dos trabalhos realizados nos encontros anteriores, estabelecendo também previsões para o mercado no próximo ano, em vista da atual situação político-econômica do País.

"Trouxemos para essa reunião a apresentação de um resumo dos grupos de trabalho desenvolvido ao longo de três anos. Esse trabalho criou uma linha horizontal de comunicação muito eficiente", disse Wähmann.

Mônica Carvalho, membro da coordenação do Secovi-Rio, fez um relato sobre a efetividade das reuniões virtuais realizadas durante do ano. "Os encontros aprimoram e alinham conhecimentos e linguagens". Segundo ela, os trabalhos interdisciplinares "surtiram ótimos resultados", ao relembrar o Encontro Nacional dos Exceutivos dos Secovis, realizado em maio na Bahia (Itaparica). O próximo encontro será realizado em Maceió, no primeiro trimestre de 2016.


Outros destaques da reunião da CBCSI em 02/12/2015:

Adesão de corretores - Fernanda Gadelha, advogada do Secovi-DF, mostrou a baixa quantidade de registros de contratos de corretores associados. Alguns dos motivos apontados foram as taxas de adesão e contribuição sindical. Marcos Augusto Netto, presidente do Secovi-MS, destacou a importância de uma atuação voltada para a relação harmônica entre corretor, imobiliária e a incorporadora/cliente.

Associativismo - O tema do associativismo foi abordado por Giovana Moura. "Ao longo do ano, o grupo do associativismo teve o foco no aprimoramento do fortalecimento de adesão sindical", disse. Giovana apresentou projetos para 2016: Guia de Síndicos; Notícias Secovis (portal nacional); e Clube de Vantagens.

Indicadores - Luiz Nardelli apresentou um espelho brasileiro de locação para aluguéis e venda de imóveis, com dados de janeiro a setembro.

Portal de Assinaturas CNC - Certisign - Os membros da CBCSI conheceram a plataforma, 100% web, com validade jurídica, que reduz o tempo na procura de documentos arquivados, assim como o custo.
(CNC)
Compartilhar:
voltar
0 Pessoa(s) Comentaram:
Topo

Os campos abaixo apresentam erro:

  • Nome
  • E-mail
  • Mensagem

Cadastrado com sucesso