fotos

Colaboradora SECOVI-RN, é homenageada e recebe Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta.

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, seis mulheres foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta. A entrega da medalha, acompanhada de diploma assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento foi organizado pela Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semitas) e de Políticas Públicas para Mulheres (Seul) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

O prefeito Carlos Eduardo afirmou que se sentia muito feliz em ter chegado de Brasília, onde assinou contratos na área de mobilidade urbana, a tempo de participar da solenidade. Ele fez questão de nominar cada uma das seis mulheres agraciadas, como forma de aplauso e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por elas em defesa da cidadania e, principalmente, dos direitos da mulher.

O chefe do executivo municipal observou que o reconhecimento à importância da mulher na sociedade natalense, não se resumia à preservação de uma secretaria especializada e lembrou que na sua gestão nomeou várias mulheres para exercerem o cargo de secretárias, entre as quais Virgínia Ferreira, na secretaria de Planejamento, Elequicina Santos, de Mobilidade Urbana, e Ilzamar Pereira, de Trabalho e Assistência Social. Diante de uma plateia formada na maioria por mulheres, que considerou “poderosas”, reiterou o compromisso de que sua administração unirá esforços na luta que as mulheres empreendem para a conquista de dias melhores.

A vice-prefeita Wilma de Faria, que instituiu a Medalha do Mérito Nísia Floresta em 1990, quando exercia o cargo de prefeita, parabenizou às homenageadas e enalteceu a luta das mulheres na defesa dos seus direitos. Wilma de Faria destacou ainda as ações em prol das mulheres executadas pela atual administração municipal.

Criado pelo decreto municipal 4.071 de 1990, a medalha é concedida anualmente, no Dia Internacional da Mulher, por proposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, às mulheres que por sua obra ou atividade tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social.

Participaram também da solenidade, a deputada Marcia Maia, representando a Assembleia Legislativa, e a vereadora Eleika Bezerra, representando a Câmara Municipal do Natal, além de militantes de movimentos sociais e de defesa das mulheres.
Foi agraciada com a Medalha do Mérito Nísia Floresta pela luta em defesa dos direitos da mulheres: Rosa Maria Ferreira de Melo (começou militância política na Pastoral da Juventude, onde foi coordenadora estadual e nacional, atuou no movimento comunitário do bairro das Quintas) .

“Rosa Maria Ferreira de Melo",

Militante do Movimento Revolucionário 08 de Outubro e do PMDB;

• Em 1982 foi candidata a vereadora pelo PMDB, em Natal e a deputada estadual em 1986,
• Fundadora e dirigente do PPL – Partido Pátria Livre.
• Participou da comissão organizadora do 1º Encontro da Mulher Natalense, em 1979;
• Fundadora e Presidente da Federação das Mulheres do Rio Grande do Norte, em junho de 1982: Primeira entidade geral de mulheres do RN, estando a frente dos principais movimentos sociais como: A luta contra a ditadura, Anistia, passeatas da panela vazia e contra a carestia, em defesa dos direitos das mulheres, desenvolvendo projetos pioneiros de qualificação e alfabetização da mulher no RN.
• Participou do grupo de militantes feminista que, juntamente com Elizabete Nasser, elaborou e entregou ao então Candidato a Prefeito Geribalde Alves, o documento de criação do Conselho Municipal das Mulheres de Natal/CMDM.
• Fundadora e Presidente da Federação das Mulheres da Bahia (1994 à 2009)– Coordenou a implantação do Programa de Qualificação Profissional que atendeu à 2.500 mulheres e do Projeto de Alfabetização de Mulheres que beneficiou 2.300 mulheres, no Estado da Bahia.
• Fundou a Sede Escola Mulher Cidadã no Centro Histórico do Pelourinho em Salvador
• Fundadora e Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (2004 à 2007), Presidente da 1ª Conferência de Políticas Públicas Para as Mulheres da Bahia.
• Membro do Grupo de Trabalho de Fundação e do Conselho Consultivo da Casa Abrigo Mulher Cidadã do Estado da Bahia (2000 .
• Membro do Grupo de Trabalho de Criação do Centro de Referência da Mulher “Loreta Valadares” do Estado da Bahia.
• Fundadora e Diretora da Confederação das Mulheres do Brasil/CMB,
• Organizadora pela CMB do 1° Seminário Internacional de Combate ao Tráfico de Mulheres realizado em Salvador pela FDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres;
• Representou a Bahia e a CMB na 5ª Conferência da Mulher realizada pela ONU em Pequim- China;
• Representou a CMB na visita de Solidariedade as Mulheres Iraquianas, em 1994.
• Participou do Curso de GESTÃO PARA ONG’S em HAVANA – CUBA, coordenado pela – Federação Democrática Internacional de Mulheres/FDIM.

O SECOVI-RN parabeniza a colaboradora ROSA MELO, pela tão merecida homenagem!

 

voltar